Como se preparar para o vestibular às vésperas da prova?

 

Você estudou o ano inteiro e o grande dia está chegando. O que fazer para estar bem (física e emocionalmente) para o vestibular nos dias que antecedem a prova e evitar problemas?

O dia para o qual você se preparou durante meses está chegando – e, com ele, talvez venha um pouco de ansiedade. Mas nada de tentar compensá-la passando noites em claro estudando! Na semana que antecede a prova, o ideal é manter o ritmo.

Uma semana antes da prova

“Se você não estava estudando nos meses anteriores, não adianta tentar recuperar o tempo perdido, porque em uma semana não vai aprender tudo o que precisa”, comenta o professor Célio Tasinafo, coordenador do Cursinho Oficina do Estudante.

Por outro lado, quebrar o ritmo dos estudos também não é boa ideia, porque pode acabar abalando a sua confiança e provocar ainda mais ansiedade. “Por mais que tenha se preparado o ano inteiro, o aluno vai ficar preocupado por não estar estudando naquele período”, completa o professor.

A dica, então, é manter a quantidade de horas que você já vinha estudando a cada dia e revisar o conteúdo que domina mais – ou, se for o caso, focar nas matérias que tenham um peso maior em sua prova.

“E nada de experimentar ‘remedinhos’ ou energéticos”, avisa o coordenador do Anglo Vestibulares, Alberto Francisco do Nascimento. “Apenas mantenha a rotina de estudos, de sono e uma boa alimentação.”

Na véspera

Depois de passar a semana estudando, chegou a hora de descansar. Nada de resolver simulados ou listas de exercícios nesse dia. Dê um passeio ao ar livre, vá ao cinema, passe um tempo com as pessoas de quem você gosta. Segundo os coordenadores dos cursinhos, isso é bom para aliviar a ansiedade.

Só não exagere na diversão: está proibido beber demais ou ir para a balada. Virar a noite estudando, obviamente, é outra péssima ideia: você precisa dormir cedo e descansar para recuperar a energia e estar em boas condições de enfrentar a maratona de questões no dia seguinte.

Também é aconselhável fazer uma visita ao local da prova. Faça o trajeto que você terá de fazer no dia, para não se perder. Se vai de transporte público, descubra exatamente a(s) linha(s) que irá usar. Caso vá de carro, pesquise quais as ruas terão menos trânsito.

Antes de ir dormir, aproveite para deixar seus documentos e materiais prontos para o dia seguinte, a fim de evitar ter que fazer isso na correria depois. Se esquecer a carteira de identidade na hora, não tem conversa: você não poderá fazer a prova. Alguns vestibulares também pedem uma foto 3×4 recente. Confira no manual do candidato o que é necessário levar.

estudante_prova

No dia da prova

Acorde cedo o suficiente para dar tempo de se alimentar bem, conferir seu material e chegar com tranquilidade ao local da prova. Evite fazer uma refeição muito pesada, com muita gordura ou fritura para não se sentir sonolento ou passar mal depois.

Não deixe para sair de casa na última hora – e confira o horário em que os portões serão fechados. “Por mais que você more perto do lugar, lembre-se de que grandes vestibulares podem ter até três ou quatro mil pessoas indo para o mesmo local, o que pode complicar o trânsito”, adverte o professor Tasinafo. “Ter de correr para chegar pode desestabilizar muito o aluno e deixar o seu nível de estresse e ansiedade duas vezes pior”.

Enquanto espera a prova começar, evite ficar se comparando com os outros. “Você pode ver alguns candidatos repetindo fórmulas ou carregando livros enormes, mas não deixe que aquilo o desestabilize”, diz Tasinafo. “Confie em si mesmo e na preparação que você teve – não há motivo para duvidar de que vai tirar uma boa nota se o modelo da prova é o mesmo dos simulados que fez durante o ano. Você já sabe o que vai encontrar”, completa.

Fonte: Guia do estudante. 2016.

2 thoughts on “Como se preparar para o vestibular às vésperas da prova?

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *