Tiramos as dúvidas dos estudantes a respeito da profissão que eles têm interesse

Conversamos com o professor Alex Baseggio, que dá aula no curso de Publicidade e Propaganda, sobre a interação da universidade com o ensino médio. Ele nos conta sobre o projeto, o feedback e o sentimento de estar esclarecendo as dúvidas dos prováveis futuros universitários.

O projeto Unoesc na Escola visa a interação dos estudantes do Ensino Médio, principalmente do Terceirão, no que diz respeito à orientação para o seu futuro profissional. O projeto leva professores de diversos cursos das Ciências das Humanidades – Direito, Administração, Contábeis, Publicidade e Propaganda e o Tecnólogo em Processos Gerenciais (virtual) – para falar das especificidades de cada curso. O principal objetivo deste projeto é encurtar a distância, esclarecendo as dúvidas que os alunos têm a respeito da profissão.  É tentar orientá-los a respeito desta escolha.

A professora Tania Nodari, que coordena o projeto, faz contato com as escolas e elas levantam as demandas. Digamos que naquela determinada escola os estudantes estejam querendo entender mais sobrea área da comunicação. Esta é a minha palestra: Tendências da Comunicação. Então a professora marca uma data e eu vou até a escola e faço uma palestra, seguida de um bate-papo com os alunos a respeito do perfil do profissional da comunicação. Eu falo um pouco da situação do mercado, das tendências da comunicação, como ela está sendo gerida hoje, nas mais diversas áreas: organizacional, institucional, nos meios de comunicação, mercado de trabalho, depois faz o bate-papo e tira as dúvidas dos alunos.

A gente faz um panorama local, regional, nacional, sobre como está a comunicação no Brasil. Nas mais diversas mídias – rádio, tv, internet. E aí eu insiro o papel do publicitário neste cenário. Que é o curso que nós temos para oferecer aqui em Joaçaba. Depois de toda esta minha explanação a agente abre para o debate, uma conversa onde eles tiram as dúvidas

É interessante porque é uma demanda levantada pelo aluno, então, como eles têm interesse, têm dúvidas, têm o que perguntar, curiosidades. Isso torna este momento muito mais enriquecedor. Academia-mercado-futuros ingressantes na universidade

Temos um excelente feedback. Antes da Feira das Profissões, por exemplo, eu estive em algumas escolas e, quando eles me reconheceram aqui, contaram que vieram conhecer a estrutura e que é tudo o que eu havia dito. A gente sabe que vai lá e lança a sementinha. Numa turma de 30, 40 alunos do Terceirão, não importa quantos venham a frequentar o meu curso, o importante é que nós estivemos lá e solucionamos  algumas dúvidas.